Comunicação para a nova economia: por que você deve começar já

29/08/2019
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Na semana passada, o publicitário Zeca Honorato, conteudista do curso Comunicação para a economia criativa, do programa QComércio, introduziu o assunto aqui em nosso blog, mostrando a velocidade e a facilidade com que os negócios estão sendo feitos com a inserção da tecnologia no nosso dia a dia e as novas formas de interação que ela trouxe.

Hoje, a gente segue aprofundando o assunto, falando um pouco sobre as vantagens e as melhores práticas para se aproveitar essa nova realidade que o ambiente virtual e o foco na experiência do cliente têm trazido para os empreendedores.

É acessível

A comunicação na nova economia criativa está sendo feita basicamente nas redes sociais, complementada por outras formas de experiência, como já falamos aqui. Postar e anunciar nas redes é muito democrático, qualquer pessoa, mesmo que seja leiga em tecnologia, pode fazer, pois o sistema é intuitivo. Para aqueles que se sentem inseguros, há vários cursos online gratuitos na internet que podem ajudar.

É barato

Ao contrário da mídia tradicional, o investimento em redes sociais costuma ser barato, com exceção para algumas redes, como o Linkedin. Com 50 reais de investimento em um anuncio, por exemplo, é possível obter um bom engajamento para seu público de interesse, desde que a filtragem seja feita de forma correta, como veremos no próximo tópico.

Seu público está lá

O Facebook chegou a 127 milhões de usuários em 2019 no Brasil. Em um país com 200 milhões de habitantes totais, incluindo crianças e idosos, significa dizer que a grande maioria da população economicamente ativa tem uma conta em pelo menos uma rede social. E, por isso, sim, seu público está lá,  você só precisa encontrá-lo. Criar estratégias para obter curtidas e engajamento de quem realmente se interesse e interage com sua marca e realizar a segmentação correta de público nos anúncios faz toda a diferença. Para tanto, tenha em mente as palavras-chave que definem quem vc quer impactar e use uma linguagem direcionada para esse público.

Além fronteira

Você já pensou em tornar seu negócio conhecido além da sua cidade, estado e até país? Para algumas marcas, isso pode ser muito interessante e gerar novas formas de rendimento. O E-commerce está aí como uma alternativa viável para empresas de qualquer porte, e a comunicação possibilita esse salto de mercado. Aproveite!

Pesquisa

Pouca gente se dá conta, mas as informações, fornecidas pelo próprio usuário, nas redes sociais geram uma base de dados interessantíssima para entender o mercado e o perfil do consumidor atual. Mais do que mostrar as preferências daquele cliente dentro do seu nicho, é possível fazer um cruzamento e descobrir qual seu estilo de vida, quais marcas de outros segmentos ele consome, qual seu perfil familiar, etc. O próprio Facebook fornece dados sobre os usuários dentro do gerenciador de anúncios, é só clicar em https://www.facebook.com/ads/audience-insights/people?act=416772312433975&age=18-&country=US.

Diálogo

Mais do que pesquisa, a grande sacada das novas formas de comunicação digital é o diálogo com o público. Interação leva ao engajamento, que é a chave para conquistar o cliente. Além da produção de conteúdo, que é muito importante e deve ser planejada com cuidado, sua equipe deve ter estratégias para conversar com o público, saber seus interesses e receber sua opinião sobre o produto.

Plataformas para todos os tipos de clientes

Outra vantagem das redes sociais que todo empreendedor deveria usar a seu favor é a diversidade de redes sociais adequadas para cada tipo de público e comportamento. Pesquisas mostram que os mais jovens são usuários assíduos do Youtube e Instagram, já o Facebook está sendo mais utilizado pelo público de meia idade. Para networking profissional, o Linkedin continua sendo o melhor e o Twitter é a rede social internacional, com foco nos debates públicos e está se tornando cada vez mais utilizado oficialmente pela mídia.

Agora que você já sabe que precisa em investir em comunicação nessa nova economia que está surgindo, é hora de de se capacitar! O programa QComércio tem cursos voltados a esse tema e a outros da área da inovação, gestão, vendas e muito mais, além de tutorias, uso de software e certificação. Não perca tempo e inscreva-se já: www.qcomercio.com.br

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