O QUE É

Como funciona o QComércio

Com foco no desenvolvimento, formação e estruturação das empresas, possui como referência o Modelo de Excelência em Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

Desenvolvido pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul – FCDL-RS, o QComércio dissemina a educação da qualidade com cursos voltados aos empresários e colaboradores.

 

Através de três etapas – capacitação, avaliação e reconhecimento – o programa auxilia os empresários na organização de seu negócio, proporcionando ganhos de qualidade, produtividade e competitividade.

A história comprova que o programa dá resultado. Desde 2010, mais de treze mil colaboradores, de aproximadamente 2,6 mil empresas, foram impactados e 73% dos empreendimentos aumentaram a lucratividade. O QComércio é todo online e, por isso, o investimento é menor do que os cursos presenciais. Assim, mais funcionários podem participar, a qualquer momento e de qualquer lugar.

Quem já fez a diferença

Empresas Qualificadas

Colaboradores Impactados

Municípios

Capacitação

A Plataforma

A plataforma de vídeos educativos do QComércio utiliza tecnologia de ponta, com distribuição de vídeos por streaming e por demanda.

A plataforma EAD do QComércio utiliza tecnologia de ponta. Todo o conteúdo está a disposição do empreendedor 24 horas, 365 dias por ano, podendo ser acessada de qualquer parte do mundo, por meio de computadores, tablets e smartphones conectados à internet.

Cursos EAD

A plataforma EAD do QComércio utiliza vídeos com uma fórmula de treinamento já adotada por diversas empresas de educação a distância em todo mundo.

São vídeos curtos com informações claras e objetivas, tornando o aprendizado mais simples.

Os cursos são divididos por módulos sequenciais sobre assuntos de relevância
para a gestão de qualidade na empresa.

Cursos com os mais variados temas.
Focado no crescimento do seu Negócio!

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Nesse curso são oferecidas as ferramentas adequadas para estabelecer uma visão clara, específica, mensurável, desafiante e alcançável do futuro desejado.

Com um pensar estratégico é possível construir cenários, avaliar riscos e identificar oportunidades, viabilizando a escolha certa em momentos cruciais de seu negócio.

É fundamental aprender a definir prioridades, aumentando o foco e a energia naquilo que lhe permite ir ao encontro dos resultados
almejados.

BOAS PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS E FINANCEIRAS
É cada vez mais cristalino que a gestão
empresarial na atualidade necessita de ações gerenciais integradas entre todos os setores da empresa.
Dessa forma, é possível buscar o aumento do rendimento dos recursos colocados à disposição de cada uma das áreas.

O curso disponibiliza aos participantes terem uma visão ampliada, apresentando as principais práticas de gestão administrativa e financeira.

COMUNICAÇÃO NA ECONOMIA CRIATIVA
A economia global vive a sua maior e mais profunda transformação desde a Revolução Industrial. A internet e a consequente economia compartilhada deram origem a novos formatos de trabalho e abriram oportunidades inéditas para os mais atentos e atualizados.

O curso vai abordar de forma direta os seguintes tópicos: o que é publicidade e suas ferramentas mais básicas, o que é marketing, o que é marketing de guerrilha, como usar as redes sociais para alavancar negócios, conceitos gerais sobre endomarketing, conceitos de merchandising, como criar um calendário promocional, noções básicas sobre eventos e exemplos práticos de campanhas publicitárias para empresas de todos os portes.

CONVERTER PARA GERAR MAIS LUCROS
Entender que conversão vai muito além do conceito de “ matar a venda ” e que é fundamental para a evolução dos resultados de uma empresa. Cumprir as etapas para garantir uma boa conversão de vendas e entender que existem métodos que auxiliam no desenvolvimento do negócio, facilitam muito o atingimento dos resultados das empresas tanto no varejo quanto nos serviços.

Conversão de vendas é muito mais que apenas fechar um negócio, é saber para quem vender, como vender, o que vender e quando vender, para assim poder vender de novo. Conversão é um indicador de resultado da organização e como tal deve ser medido e acompanhado.

GESTÃO DA PREVENÇÃO DE PERDAS
Para manter um bom funcionamento do seu negócio, é fundamental o controle de todos os tipos de perdas que acontecem no dia-a-dia, transformando esse transtorno em um diferencial competitivo a favor de sua empresa, gerando resultados a curto, médio e longo prazo.

O curso irá apresentar os principais conceitos envolvidos na gestão de prevenção de perdas, cenários, controles e processos, melhores práticas e estratégias de implementação de uma política de prevenção éticas.

GESTÃO FINANCEIRA
O planejamento deve ser sempre o primeiro passo a ser dado em qualquer ramo de atividade. No varejo, um aspecto fundamental é a correta gestão financeira, começando com a otimização do capital de giro e a boa gestão desse dinheiro, comportamento que garante a melhor capitalização da empresa.

Empresas descapitalizadas estão sujeitas a cometerem erros que podem comprometer seu futuro. Esse curso é voltado para sustentabilidade financeira do negócio, abordando temas como risco e retorno, financiamento, investimento e endividamento.

INTRAEMPREENDEDORISMO E A CULTURA DA INOVAÇÃO
Este curso tem por objetivo mostrar que como as empresas podem se preparar para receber e acolher seus colaboradores intraempreendedores e também como você colaborador pode tornar-se um empreendedor corporativo. O intraempreendedorismo é cada vez mais necessário para e sobrevivência das empresas e sucesso dos profissionais que nelas atuam.
LAYOUT DE LOJA
Com o crescimento da concorrência e das mudanças de comportamento dos consumidores, o layout das lojas tornou-se um diferencial importante para conquistar clientes.

É dentro da loja que o cliente decide o que comprar e em um ambiente diferenciado ele se sente à vontade para essa tomada de decisão.

O curso aborda questões importantes como os produtos a serem destacados, como melhorar o espaço da loja e mostra que um layout eficaz viabiliza que o cliente compra

MARKETING & PUBLICIDADE
O varejo precisa cuidar dos elementos positivos e negativos vinculados a sua REPUTAÇÃO e saber como apresentar sua imagem para o seu público-alvo.

Nesse curso são tratadas as principais decisões de marketing de varejo, incluindo as decisões do composto mercadológico para empresas varejistas. Você terá acesso as técnicas de marketing e publicidade e dicas de especialistas em marketing digital.

Vai, ainda, adquirir conhecimento para elaboração de estratégias de marketing e de publicidade alinhadas com as necessidades do público-alvo e do mercado.

PROGRAMA DE FIDELIDADE
Um programa de fidelidade de verdade apresenta um conjunto de ações em cadeia que sua empresa pode criar para reter os clientes, oferecendo recompensas (monetárias ou não) em troca de uma maior frequência de compras, ou seja, uma fidelização do cliente com seu negócio.

Este curso fala sobre a criação de um programa de fidelidade que fará diferença no atendimento e retenção dos seus consumidores. 5% de clientes fidelizados podem representar um aumento de até 25% da lucratividade. Ao implementar um programa de fidelidade, você terá a oportunidade de conhecer e oportunizar ao seu cliente uma experiência diferenciada de compra.

TENDÊNCIAS E PESSOAS
Fatores como tecnologia e questões sociais tornaram diferente a maneira como o consumidor encara as marcas, fato que transformou o seu modelo de compra e que deve estar refletido, também, na forma de vender.

Hoje, os consumidores estão mais informados e entram no ponto de vendas, muitas vezes, prontos para comprar o produto. Por isso, é fundamental superar as expectativas deles em relação ao atendimento e a experiência de compra.

Neste curso você terá a oportunidade de ampliar sua capacidade de não somente acompanhar as mudanças, mas também compreender quais são as tendências para o futuro próximo e como estar melhor preparado para este novo contexto.

SELF COACHING
O seu jeito de pensar e o seu jeito de ser são responsáveis por cerca de 85% dos resultados que você obtém em sua vida. Para que você evolua, é preciso se conhecer.

Nesse sentido, o curso de Self Coaching é uma ferramenta fundamental para promover a conexão entre seus próprios valores e missão de vida, elevando o autoconhecimento para o alcance de objetivos. Gera, ainda, mais equilíbrio emocional, foco e determinação.

LIDERANÇA
Nos dias de hoje, as pessoas são o grande diferencial das empresas. Mas elas não fazem a diferença apenas pelo agrupamento dos maiores talentos. É preciso que o líder saiba como orquestrar o clima e a cultura organizacional, promovendo o engajamento dos colaboradores.

Se as pessoas são o diferencial, a liderança é a competência fundamental para uma boa performance empresarial.

Com o esse curso, você vai ter acesso as principais habilidades necessárias para ser um líder eficaz.

GESTÃO DA QUALIDADE
O curso Gestão da Qualidade aumenta a capacidade de reflexão e intervenção crítica sobre as principais rotinas da empresa, permitindo identificar problemas existentes e potencializar a capacidade de encontrar oportunidades de melhorias.

Vai ampliar a sua visão estratégica, habilitando você a compreender ainda mais o mercado e aprimorando sua capacidade de ler e interpretar os cenários. Permitirá, ainda, reconhecer processos gerenciais e fatores de desempenho que são encontrados em organizações de classe mundial.

DESIGN THINKING
O design thinking é modelo mental com sucesso mundial em todas as áreas onde ele é aplicado, independente de tamanho ou complexidade, e que proporciona excelentes resultados.

Portanto, a adoção pelo Comércio desta abordagem produzirá a melhor compreensão de quem é o seu cliente ou futuro cliente e quais são os desafios dele, possibilitando a criação de estratégias, produtos ou serviços mais assertivos para o seu negócio. Participe conosco desta jornada.

EMPREENDEDOR COOPERATIVO
Nos últimos anos tem se ouvido falar como nunca sobre cooperação, parcerias e alianças. Ainda assim, na década de 30, Chester Barnard já criava a Teoria da Cooperação, a qual, de forma extremamente revolucionária para época, via o homem como um ser social e as organizações como sistemas sociais que exigiam cooperação.

Hoje o desafio é também a cooperação entre empresas e pessoas que em princípio, não teriam por que se relacionar. Mesmo com uma origem antiga, a necessidade de trabalho em conjunto se faz cada vez mais necessária. Esperamos que este curso possa lhe ajudar a implementar a cooperação no seu modelo de negócios e na sua carreira.

EXPANSÃO SUSTENTÁVEL
Este curso tem como objetivo primordial orientar empreendedores sobre os principais processos na expansão de seus negócios. O curso capacita o empresário a antecipar riscos e analisar as finanças da sua empresa, ajudando a crescer de forma sustentável e duradoura.

Abordamos desde as motivações que levam o empreendedor a expandir até o planejamento dos aspectos financeiros, operacionais e comerciais, passando pelas principais formas de crescimento, como franquias, filiais, fusões e aquisições.

FINANÇAS PESSOAIS
O sucesso econômico das pessoas é fruto da maneira como elas usam o dinheiro em seu favor. Ou seja, parar de pagar juros para receber estes juros, para, a partir desta ação, buscar a realização dos sonhos de consumo e de prosperidade.

O curso de Finanças Pessoais foi inspirado na novela escrita pelo economista Eduardo Starosta “Ser Feliz e Gastar ”, que mostra que é muito bom ganhar dinheiro e saber usá-lo para ser mais feliz. É possível administrar a vida financeira de forma simples, fácil e até divertida, se cada pessoa aprender a gastar com qualidade para o bem da sua vida.

GESTÃO DE VENDAS I
O profissional de Gestão de Vendas deve estar preparado para fazer a diferença, sendo muito mais do que um vendedor. Deve ter o domínio de um conjunto de conhecimentos voltado à área de marketing e de vendas, além de desenvolver novas técnicas para identificar-se com seu cliente e o seu produto.

Com esse curso, o profissional vai poder atender de forma rentável mercados dinâmicos e competitivos. Terá ampliada sua compreensão e prática dos conceitos, recursos, técnicas e ferramentas de planejamento e gestão comercial.

INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO NO VAREJO E SERVIÇOS 4.0
A inovação, o empreendedorismo e a evolução estão no nosso dia a dia, de forma integral e constante. Podemos ver essas questões, da inovação a evolução, no mundo do futebol, no mundo da política e até mesmo na religião, três assuntos que não podiam ser discutidos, mas todos sofrem com o apelo da inovação. Porém, temos a perversa percepção que a inovação precisa ser uma grande ruptura, uma mudança, uma nova ordem, em função do nosso processo cultural que fomos inseridos.

E é exatamente para desmitificar esse pensamento, que inovação se faz com mudança radical, que preparamos esse material especialmente para você. Você verá que é possível inovar sem romper e mudar sem sofrer, apenas precisa se ajustar. Charles Darwin “já dizia que não era o ser mais forte que sobreviveria, mas sim aquele que se adaptava mais fácil ao meio, ” e muitas vezes adaptar-se ao meio, é inovar.

LAB 360 - TRANSFORMANDO SEU NEGÓCIO
Transformar a realidade visual do ambiente físico de um negócio não é tarefa fácil. É preciso quebrar paradigmas, superar barreiras e vencer desafios. Mais, ainda, é preciso que o empresário saiba reconhecer a necessidade de se reinventar e buscar novos meios de se relacionar e proporcionar uma experiência de compra positiva aos seus consumidores.

Com o Lab 360 é possível fazer isso, utilizando modernas técnicas de layout de loja. Cria-se, por meio da reforma do ambiente, um novo conceito visual e implementam-se novas funcionalidades.

LÍDERES DE ALTA PERFORMANCE
Um líder de alta performance, lidera tendo respeito e admiração dos seus liderados, gera valor para a empresa e para sua equipe, melhorando os resultados e sua própria performance.

A liderança faz parte do capital da empresa. Um líder, estimula as habilidades de cada pessoa, desenvolve suas competências e é um transformador de vidas que estimula os seus colaboradores a serem futuros líderes.

É saber que atitudes tomar, mesmo diante de situações de tensão, medo, raiva, alegria, tristeza, sem deixar que isso, influencie em suas decisões. Leva os seus liderados a seguirem os propósitos da empresa e a buscarem os resultados que realmente fazem a diferença para ela.

OMNICHANNEL
Nos dias atuais, 80% da tomada de decisão para compra de um produto em uma loja física é definida na internet. Somente depois o cliente vai até uma loja física.

O Omni Channel caracteriza-se pela utilização de mais de um canal de vendas simultaneamente. É uma estratégia que estreita a venda online e off-line. Desta forma, o cliente se torna o centro do processo, tendo todas as facilidades colocadas à sua frente.

O curso mostra como organizar e convergir os diferentes canais de venda, como site, loja física, redes sociais, compra online e telefone para potencializar as vendas.

PROTAGONISMO NA EXECUÇÃO DO PLANEJAMENTO
O curso Protagonismo na Execução tem como objetivo proporcionar aos participantes um entendimento claro da importância das etapas que antecedem uma boa execução para garantir que a estratégia aconteça como combinado.

De uma maneira lúdica e de fácil absorção, compara-se todo o conteúdo do curso com um filme, uma novela, uma série ou até com as músicas, onde os atores principais devem desenvolver habilidades e atitudes de acordo com o que os maiores escritores da administração entendem como necessário.

VENDE! QUEM ENTENDE!
Com os consumidores mais exigentes e informados, mercado mais competitivo em todos os segmentos, os varejistas devem buscar a sustentabilidade de seu negócio deixando suas marcas cada vez mais assertivas na hora de conversar com seu público.

O caminho para essa comunicação deve levar em conta que quem entende seu público consegue vender mais. O marketing moderno exige que a empresa, além de ter produtos atraentes e preços acessíveis, se comunique de forma integrada com as atuais e potenciais partes interessadas e com o público em geral.

ASSOCIATIVISMO
O associativismo empresarial pressupõe que as empresas utilizem a cooperação e a colaboração para defender e potencializar o seu segmento e melhorar as suas estratégias competitivas no mercado.

O curso possibilita ampliar a capacidade criativa através de inciativas de co-criação, conhecer as principais diretrizes de uma rede de cooperação e entender o que deve ser feito para participar ou criar um movimento associativo.

WEB 3.0
A Web 3.0 é a terceira geração da internet. É chamada de “A Web Inteligente ” , trazendo oportunidades impressionantes de inovação, crescimento e diferenciação.

O curso Web 3.0 apresenta as principais tendências para o comércio dos próximos anos, oferecendo uma atualização fundamental para se manter como um profissional ou gestor atualizado. Traz, também, formas de aproveitar as oportunidades do novo jeito de fazer negócios.

Tutorias

Acompanhar os empresários e suas equipes na utilização da plataforma EAD, otimizando o processo de aprendizagem e apoiando na estruturação do planejamento estratégico do negócio, são funcionalidades das tutorias realizadas no Programa QComércio.

Os tutores da FCDL-RS orientam de forma sistemática, de maneira que direcionam os participantes para que possam resolver as dificuldades durante o processo de qualificação, definição de metas, objetivos, estruturação dos indicadores de desempenho, projetos e processos de sua empresa.

Premiação e Reconhecimento

No início da participação no Programa QComércio a empresa preenche um diagnóstico empresarial, que resulta em uma análise do negócio, que servirá de base para a estruturação do planejamento estratégico e acompanhamento dos resultados.

Ao final do ciclo, a empresa encaminha as evidências que a habilita a ser candidata à premiação e ao reconhecimento nas seguintes categorias: BRONZE, PRATA, OURO, SAFIRA, RUBI E DIAMANTE.

Quer ser um VENCEDOR?

Cadastre-se no programa e integre o time que esta fazendo a diferença com o QComércio!
Trilhe o caminho da Excelência!

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