Liderar com alta performance é possível!

24/09/2019
1238 Visualizações

Ser líder de uma equipe com alta performance é possível!

Você sabia que, a partir de pesquisas feitas com lideranças nas empresas em todo mundo e suas equipes, foi descoberto que o líder é a influência direta e o quesito número um no clima organizacional da empresa? Isso significa que a função do líder é fundamental para a produtividade e desenvolvimento da equipe e, em consequência, da empresa. Para ajudar os líderes a desempenhar da melhor forma possível esse papel, a Coaching Nubiana Oliveira desenvolveu o curso Liderança para alta performance, disponível na plataforma QComércio.

Elencamos alguns princípios que Nubiana destaca para definir os caminhos da liderança:

Equilibre os objetivos

Em primeiro lugar, é preciso que o líder tenha em mente que meta não foi feita para motivar o funcionário, e sim para a empresa não quebrar! Com isso, é claro que a meta precisa ser alinhada com os objetivos da empresa. Mas, mesmo desafiadora, não dá pra ser uma missão quase impossível, que irá desmotivar a equipe no primeiro momento, pois, quando ela perceber que não conseguirá atingi-la, sentirá grande um desgaste e ansiedade. Por outro lado, não pode ser uma meta que seja muito fácil de ser alcançada e que não desafie o liderado e o faz ficar em estado de inércia, pelo fato de ser facilmente alcançada.  Nos objetivos que passamos para os liderados, é necessário que sejam desafiantes e que também desenvolvam as pessoas! O ser humano gosta de se sentir desafiado e quando consegue superar os desafios conseguindo ter a satisfação pessoal aí sim, terá momentos memoráveis que coroarão a conquista e completará o que falta para ser um ser humano pleno!

Faça parte da equipe

Precisamos nos perguntar sempre: “o que eu preciso melhorar em mim, para que possamos atingir a nossa meta principal?” Ou, “o que eu preciso desenvolver na minha equipe, para que possamos atingir nossa meta principal?”. Se nós trabalharmos apenas em cima do objetivo principal sem conhecer qual a competência que é preciso desenvolver no líder ou na equipe, pode ser que o objetivo não seja atendido, em função de vários obstáculos que vocês enfrentarão. E um destes obstáculos, pode ser por exemplo, um líder que só diz “vão” e não, “vamos!” Um líder que delega as tarefas, mas não constata, não confere se elas estão sendo feitas, não acompanha o processo e quando o líder pergunta ao liderado, como está o andamento do projeto, oue apenas que está sendo feito. É preciso monitorar e ao mesmo tempo dar suporte, direcionamento para seus liderados.

Dê Feedback

Lembrem-se o liderado precisa do seu Feedback sempre. Isso é não deixar passar, ou seja, ele quer saber se está acertando ou se está errando e líder precisa orientá-lo de forma clara e específica. Isto é, se ele está errando, mostre o que ele está errando e o ajude a criar uma solução junto com ele. Se está acertando, é necessário que seja pontuado também em que ele está acertando!

Esta é só uma parte do curso que propõe a liderança aliada com a alta performance da equipe e resultados da empresa. No Programa QComércio, além de temas para transformar sua equipe, os melhores conteudistas ministram cursos sobre vendas, marketing e muito mais. Confira!

Precisa de Ajuda?