Como ser um empreendedor cooperativo

06/11/2019
1193 Visualizações

“Empreendedor Cooperativo” é o nome de um dos novos cursos da plataforma QComércio, ministrado pela conteudista Laura Sperotto. Este é um termo novo, mas cada vez mais adequado à nova realidade econômica e social. Em um mundo em constante mudança, quem consegue operar na relação ganha-ganha e firmar alianças estratégicas tem muito mais chance de ter sucesso a longo prazo.

Na atual economia, hoje tão globalizada, não dá mais para fazer “o melhor para si” e desconsiderar o interesse coletivo, pois a velocidade da informação conectou os vários mercados. O desempenho de um afeta a todos, causando um efeito dominó em tudo e causando impacto em todos. Quando falamos em modelos de negócios inovadores, estes que têm surgido e rapidamente ganham destaque no mercado em que atuam, percebemos a cooperação como um dos pilares da gestão destes negócios, como a exemplo do YouTube, Wikipedia, AirBNB, Facebook e Waze.

Contudo, este não é um privilégio das grandes empresas. Mais do que isso, o conceito de cooperação nos acompanha desde muito cedo e que nos ajuda em várias esferas da vida. Mesmo no universo profissional, estimular a cooperação nas pequenas tarefas do dia a dia da gestão, tanto nas relações internas, com funcionários e fornecedores, como nas relações externas, com colaboradores e fornecedores.

Para ajudar empreendedores de todos os portes a buscar cooperação de forma eficiente, os autores o, Harbison e Pekar Junior, no livro “Alianças Estratégicas”, apresentam uma metodologia baseadas em quatro pilares. São Elas:

Identificação de parcerias complementares ao negócio próprio e do possível parceiro

Valorização dos potencias de todas as partes que possam colaborar para uma cooperação frutífera

Negociação para encontrar um caminho que seja bom para ambos

Implementação das estratégias da aliança cooperativa

Como para muitas coisas na vida, não existe receita pronta e perfeita para promover alianças, ainda assim estas etapas auxiliam a organizar seus pensamentos e ações quando a pauta é cooperação. Estes e outros tópicos são abordados ao longo do curso completo, para ter acesso é só se inscrever no programa QComércio. Até a próxima!

Precisa de Ajuda?