Motivadores do crescimento de um negócio

03/10/2019
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Nossa economia está cada vez mais incentivando o empreendedorismo e a criação de novos negócios. Quem já tem o seu empreendimento, normalmente quer expandir para aumentar os lucros e o patrimônio. Por isso, Carlos Henrique Correa, em seu curso Expansão Sustentável, disponível na plataforma QComércio, alerta, antes de tudo, para a armadilha que o empreendedor pode se colocar em achar que sabe tudo sobre seu produto ou serviço, e que a abertura de uma nova loja é algo muito simples, é só fazer “mais do mesmo”. O especialista alerta que a confiança pode cegar a ponto de desconsiderar que, mudando de lugar, mudam os clientes e os hábitos. Mudando o ramo de negócio, mudam os processos, as pessoas.

Feita essa consideração, Carlos lista os principais motivadores para o crescimento de um negócio. São eles:

Disponibilidade de Caixa

Ou seja, dinheiro gerado através do lucro do negócio. Isso acontece quando, quando o dono de negócio consegue acumular uma boa quantidade de lucro e poderá pensar em reinvestir esse recurso no seu negócio. A questão é saber como reinvestir: abrindo uma nova loja? Oferecendo um novo produto? Abrindo crediário próprio para os clientes? Este motivador abre inúmeras possibilidades.

Oportunidades de Investimentos

Ofertas, propostas e oportunidades surgem aos montes no cotidiano de empreendedores, uma vez que muitos negócios “quebram” por falta de planejamento. Você pode não ter dinheiro na hora, mas a oportunidade surge mesmo assim. Outra possibilidade de investimento pode ser um novo produto para aumentar o mix da prateleira. É uma expansão sustentável? Talvez sim, talvez não. Para tomarmos uma decisão consistente em relação a aumentar ou não o mix de produtos, devemos analisar uma série de fatores.

Ganhos de escala

Outro motivo tentador para fazer o negócio crescer é obter ganhos de escala. Ou seja, crescer e escalar para poder comprar em maiores quantidades por um preço muito mais acessível, aumentando os lucros. Veja que um crescimento para ganho de escala requer bastante planejamento financeiro, pois o comprometimento com uma compra volumosa pode comprometer seu capital de giro: o dinheiro da empresa. Comprando mais do que precisa a empresa pode deixar de pagar outras contas básicas do mês, como folha de pagamento.  É uma jogada arriscada, mas que pode gerar ganhos muito maiores.

Diversificação de Produtos

A diversificação de produtos e serviços pode ser um elemento propulsor do crescimento. Existem muitas maneiras de diversificar, como, por exemplo, ofertar para o mesmo cliente outros produtos e serviços que se encaixem na estratégia da empresa, ou melhor, ampliando a linha de produtos e, desta forma, aumenta-se o ticket médio (venda média por cliente).  São inúmeros os exemplos de grandes e pequenas marcas que expandiram de forma sustentável ampliando produtos da mesma marca ou até mesmo criando outras marcas vinculadas à estratégia. Para tudo, no entanto, é preciso estratégia.

O conteudista Carlos Henrique ensina várias lições ligadas à expansão de negócios na plataforma QComércio. Para acessá-lo, faça parte do programa! São Cursos, tutoria, software e certificação, tudo para alavancar o seu negócio. Entre em contato conosco e saiba mais!

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